domingo, 17 de junho de 2012

CONTO SOCIAL

  A honra é tudo na vida

Camila é uma gari, e vive em um pequeno barracão com seu marido e seus filhos. Seu maior sonho é viverem condições melhores, poder dar um futuro melhor a seus filhos e estudar medicina. Porém esse sonho foi por água abaixo quando ela foi acusada de participar de uma quadrilha que assaltara um shopping.
  Ela foi presa, e apesar de seus companheiros de trabalho serem testemunhas de que ela estava na zona leste da cidade, totalmente longe do shopping, que era na zona oeste; os policiais não relevaram, por ela ser mais uma gari entre muitos.
  Com esse fato, Camila teve sua honra destruída. Ela enfrentava de peito aberto o preconceito de leigos, mas não imaginava que seria presa pelo preconceito de alguns policiais.
  Seu marido procurou um advogado para defendê-la; e no julgamento, todos deram seus depoimentos, e foi provada sua inocência através de imagens da câmera de segurança da praça, que mostrava ela trabalhando normalmente, com honra e orgulho de sua profissão.
  Camila foi indenizada com um milhão de reais, se formou em medicina, seus filhos agora estudavam nas melhores escolas, seu marido abrira um supermercado, e eles compraram uma linda casa, mas nada, nada neste mundo reconquistaria a honra daquela ex-gari, nada a faria esquecer de que, por causa de preconceito e ignorância de um ser, levou-a a ser presa por uma coisa que ela nunca imaginara fazer. 

33 comentários:

  1. Este texto esta adequado aos tópicos pedidos pela nossa professora, os personagens são de um grupo social de baixa renda familiar, que tem características positivas, onde a uma realidade denunciada, com um desfecho que faz todos os leitores refletirem e a linguagem e adequada ao texto.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito dos seu texto principalmente por causa do jeito como você conseguiu construir a história levando em conta como a ingnorancia e preconceito das pessoas em relação ao um simples e digno trabalho só faz com elas perquem. E você também consegui colocar todos os ingredientes para que texto fique bom como o grupo social das personagens, as características positivas a complicação da realidade (que neste caso é o preconceito), o desfecho fez com que eu refletisse e a linguagem ficou muito apropriada ao conto social. Em geral ficou muito bom o seu texto na minha opinião principalmente por você estava como o preconceito só faz com que as pessoas perdem.

    ResponderExcluir
  4. muito bom seu texto...as personagens representam um grupo social(classe baixa), são positivamente caracterizadas, durante o enredo há uma complicação em relação a realidade denunciada, a linguagem é adequada ao gênero e o desfecho levou-me a uma reflexão.
    Você conseguiu construir uma ótima história com um simples objetivo. Parabéns!!

    ResponderExcluir
  5. Adorei este texto.Principalmente quando a gari consegue enfrentar o preconceito e ainda ficar rica.As personagens foram bem caracterizadas,representam um grupo social e o desfecho ficou excelente :P

    ResponderExcluir
  6. Adorei seu texto Bruna, os personagens representam um grupo social no começo e outro no fim, a complicação foi bem bolada, a linguagem esta adequada e desfecho nos faz refletir...
    Afinal ser acusado pelo que nao fez e ainda ser acusado por preconceito (e preconceito de alguem proficional)chega ser ate humilhante...
    Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  7. Gostei muito do seu texto bruna,pois fala de uma pessoa que é muito pobre,e por isso sofre precocieto maior.O preconceito que ela sofre é porque ela é gari.Seus personagens causou uma impressao muito boa em mim.Voce conseguiu criar uma história muito bonita meus parabéns.

    ResponderExcluir
  8. Neste caso a personagem representa um grupo social (humilde), a personagem é caracterizada de forma positiva, há momentos que ela vivencia uma situação da realidade na sociedade. Seu desfecho ficou bem claro para nós leitores. A linguagem é adequada ao gênero textual produzido (conto social).
    Gostei!
    Abraços, até mais.

    ResponderExcluir
  9. O seu conto mostra muito bem com é a vida de uma pessoa humilde, as personagem são bem caracterizadas, a momentos que ela mostra uma situação comum na nossa sociedade. A linguagem fico adequada a nosso gênero textual produzido (conto social)

    ResponderExcluir
  10. * Eu adoreii seu conto social, Bruna. Voce soube fazer tudo o que foi pedido. Adorei a maneira de como voce construiu sua historia. Isso nos fez pensar em como somos 'burro' as vezes e como a vida da voltas. As vezes um dia voce é humilhado e no outro voce se supera. Foi o texto em que mais me chamou atenção, como leitora. Um conto totalmente adequado. Tenho certeza que todos que leram refletiram muito sobre a realidade. Parabéns. Ficou excelente seu texto.
    bjos ^^)

    ResponderExcluir
  11. O texto retrata como uma gari vive, e o que ela enfrentou com o preconceito por ser uma pessoa humilde que foi acusada de um crime que não cometeu.
    A linguagem está adequada e nos obriga a refletir...
    Seu texto ficou ótimo, parabéns...

    ResponderExcluir
  12. Você Bruna está de parabéns pelo seu conto social , ele teve todos os requerimentos.Adorei

    ResponderExcluir
  13. Parabéns,seu texto ficou ótimo e tem todos os requisitos pedidos!

    A gari tinha orgulho do seu trabalho,mas pela sua Profissão,os policiais a julgaram mal,acusando-a ter cometido o delito e isso nos leva a refletir que mesmo as mais desprezadas profissões tem sua importância para cada um,apesar de não serem o seu sonho.

    ResponderExcluir
  14. Parabéns, gostei muito do seu texto! Voce conseguiu descrever a personagem muito bem, alem da história ser muito interessante. A linguagem está adequada e o seu texto me fez refletir sobre o preconceito sofrido por esta classe social.

    ResponderExcluir
  15. Parabens! Seu texto ficou muito bom. Ele possui todos os topicos de um conto social. Ele denuncia uma realidade que o autor deseja transformar, as personagens vem de um grupo social e sua caracterização é positiva. Alem da linguagem ser adequada. Adorei (:

    ResponderExcluir
  16. as personagens são de um grupo social de baixa renda familiar, elas tem características positivas, onde tem uma realidade denunciada, e o desfecho faz todos leitores a refletirem, e a linguagem esta adequada.

    ResponderExcluir
  17. gostei muito de seu conto,pois ele mostra como é dificil a vida de pessoas mais simples,as personagens ficaram bem descritas e a linguagem ficou adequada.parabens

    de:lucas campos rocha

    ResponderExcluir
  18. gostei muito do seu conto social ele mostra que foi bem aquilo que a katia pediu que fosse feito mesmo e foi bem criativo e possuai as coisas de um conto social e adorei muito...

    ResponderExcluir
  19. adorei seu texto as personagens soa de um grupo social,de baixa renda familiar,onde tem uma realidade denunciada,personagens apresenta características positivas onde a linguagem esta adequada.

    ResponderExcluir
  20. Seu conto ficou ÓTIMO,as personagem sao bem caracterizadas e o conto tem um desfecho impressionante,pois prova que ate as autoridades que trabalhavam para todo o povo,tem preconceito com pessoas trabalhadores inclusive garis.Está de parabéns

    ResponderExcluir
  21. Muito bem Bruna, foi bem caracterizado como um conto social, que fala de uma gari, que foi presa injustamente pela descriminação de policiais, um desfecho muito bom, que apesar de ser discriminada, foi feita inocente, que com a indenização conseguiu realizar seu sonho, mas a magoa de que foi acusada por uma coisa que não fez ficou guardada em seu coração. Muito bom, adorei...

    ResponderExcluir
  22. Muito bom esse texto!Quase tirei 10,0 com ele ...mas eu mudei as profissoes pois ela pedia a vida catadores de lixo..mas deu no mesmo..Muito obrigado!!

    ResponderExcluir
  23. ECONOMIA DOMESTICA


    Geralmente se fala muito em economia domestica, mas a grande verdade mesmo é que para quem é dona de casa sabe que milagres não existem, mesmo que se troque marcas, diminua aqui, ou ali, milagres não existem.

    O que pode existir sim é o que se chama de cooperação entre todos aqueles que moram na mesma casa. Cooperação no sentido de quando passar por um cômodo apagar a luz, assim se economiza energia elétrica; quanto as sobras de comida, não jogar fora, mas quando perceber que os pequenos volumes de sobrinhas estão aumentando, buscar inventar algum prato para aproveitar essas pequenas sobras, e assim também fazer uma coisa diferente na alimentação; para aquelas regiões em que se possue caixa d´água nas casas, durante a madrugada desligar o registro de água, assim os pequenos vazamentos que porventura tenha, cessam durante a madrugada, e assim se economiza na conta de água também.

    Ou seja, pequenas atitudes no dia a dia que muitas vezes fazem a diferença no final do mês.


    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este texto e para a gente refletir " que ninguém pode tira sua honra " conto q a gente tem q levar pra vida como exemplo a gente não por puxada pra traz ninguém pode ser iguais a ninguém mas " melhor "



    ResponderExcluir
  27. Obrigada VC me ajudou bastante...
    Adoreii seu texto, foi ótimo.😊👏

    ResponderExcluir
  28. Esse texto está de acordo cm o que eu queria...
    Obrigada muito mesma😊👏🙏

    ResponderExcluir
  29. Show de bola. Bem sucinto e direto👏👏👏👏

    ResponderExcluir
  30. Um ótimo conto social que muda as pessoas parabéns 👍

    ResponderExcluir